Muitos alunos relatam que desistem de um curso de inglês depois de passarem pelo temido Present Perfect (ou para os íntimos, a “matéria do have”). Esse tempo verbal, que não possui tradução literal para o inglês, confunde muitos alunos, mas a verdade é que não é nenhum bicho de sete cabeças.

O Present Perfect é composto por duas partes: o auxiliar (have para I, you, we, they ou has para he, she, it) e o particípio (verbo regular terminando em D, ED, IED ou verbo irregular na terceira coluna). Se fôssemos traduzir literalmente, esse tempo verbal soaria como “tenho feito”, “tenho estudado”, “tenho trabalhado”… E não falamos desse jeito em português, não é mesmo? Quando queremos fazer essa ligação entre presente e passado, normalmente dizemos algo como “estou trabalhando muito essa semana”. Só que inglês, essa conexão é feita justamente pelo Present Perfect, usando o mesmo exemplo, “I have worked a lot this week”.

Quando falamos de algo que já aconteceu, mas não mencionamos a data, também usamos o Present Perfect. Ou seja, se eu quiser falar que assisti a um filme, mas não disser quando assisti, o certo é dizer “I have watched a film”. Se especificar que assisti na noite passada, aí sim posso usar o Past Simple: “I watched a film last night”.

É muito comum puxar assunto usando o Present Perfect, porque estamos trazendo um assunto para o presente. Então, se quisermos perguntar se uma pessoa já esteve em um restaurante novo, dizemos: “Have you been to that new restaurant?”

Uma dica para lembrar de usar o Present Perfect ao escrever é a sigla JEANY SF. O J significa “just” e usamos para algo que acabou de acontecer, por exemplo, “eu acabei de chegar” (I have just arrived). A letra E significa “ever” e usamos para perguntar se alguém já fez aquilo pelo menos uma vez na vida, por exemplo, “você já esteve no exterior?” (have you ever been abroad?). A é “already”, para enfatizar algo que já foi feito, por exemplo, “eu já terminei o projeto” (I have already finished the project). N é “never” e dessa forma dizemos que, até agora, nunca fizemos aquilo, por exemplo, “eu nunca quebrei um osso” (I have never broken a bone). A letra Y, por sua vez, significa “yet” e usamos na negativa e na interrogativa, por exemplo, “você já tomou café?” (have you had breakfast yet?), “eu ainda não tomei café” (I haven’t had breakfast yet). O S e o F representam, respectivamente, “since” e “for”, usados para descrever a duração de uma ação que começou no passado e continua, por exemplo, “eu sou professora há 13 anos, desde 2010” (I have been a teacher for 13 years, since 2010).

Aqui na The House estamos organizando algumas aulas online que chamamos de SOS Grammar e a primeira delas foi sobre Present Perfect. Você pode solicitar a gravação e também se inscrever para participar dos próximos eventos. Essa é uma oportunidade de descomplicar a gramática e tirar suas dúvidas, aproveite!