Talvez você já tenha se perguntado qual a forma mais eficiente de estudar inglês fora da sala de aula. A resposta vai depender do seu perfil. Algumas pessoas são mais atraídas por slides, figuras e diagramas por terem uma boa memória fotográfica. Outras preferem ouvir várias vezes a explicação do professor e buscar áudios e podcasts em inglês. E existem também aqueles que priorizam explicações práticas e dinâmicas por não conseguirem manter a atenção por muito tempo.
Graças à Internet, temos acesso a milhares de recursos diferentes. Ainda assim, é preciso se organizar e separar pelo menos quinze minutos todos os dias para ter contato com a língua inglesa. Essa prática faz muita diferença na evolução e no desempenho dos alunos de um curso de inglês. Ajuda a entender conceitos explicados em sala de aula em outros contextos, a ganhar e memorizar vocabulário, a melhorar a escrita, a leitura, a fala e a audição.
Para alunos mais visuais, uma dica é usar um dicionário com imagens como o LanGeek. Basta digitar a palavra para ver as figuras que a representam. O Quizlet também é uma plataforma incrível em que você pode criar flashcards e listas de estudo.
Já os alunos auditivos podem tirar proveito de sites como ESL-Lab e o Ello, além, é claro, de plataformas como o Spotify e o YouTube. A dica é procurar algo de que você goste (como livros, esportes, arte…) e ouvir palestras, entrevistas ou notícias em inglês sobre esse assunto.
E quanto aos alunos cinestésicos, que precisam de algo mais interativo? Uma ótima solução são os jogos disponíveis em sites como Baamboozle, Kahoot e Games to Learn English. Basta pesquisar o tópico que gostaria de revisar e apertar play.
Tente se acostumar com o fato de o inglês ser uma ferramenta que vai lhe permitir interagir com mais pessoas e ter mais oportunidades na vida. Encontrar formas de tornar o estudo mais agradável e leve vão certamente incentivar a seguir em frente.