Pronúncia é o conjunto de sons que usamos para nos comunicar em uma língua. Quando ouvimos um nativo de algum país de língua inglesa falando português, é comum notarmos uma diferença no som da letra “r”, por exemplo. Isso acontece porque a pronúncia do inglês é bem diferente da pronúncia do português.

A língua inglesa, por ter sofrido influência latina, escandinava, normanda e francesa, conta com várias inconsistências ortográficas. Ou seja, o mesmo som é escrito de várias formas diferentes e muitas letras nem mesmo são pronunciadas em algumas palavras.

Então, como estudar pronúncia em inglês? Há diversos dicionários online que disponibilizam um áudio com a pronúncia correta das palavras, tanto no inglês britânico como no inglês americano, tais como o Cambridge e o Merriam-Webster. Outra dica é consultar o YouGlish, que usa trechos do YouTube para ouvir pessoas reais em diferentes contextos.

As vogais em inglês são especialmente complicadas. Por exemplo, a letra “i” pode ter um som curto, como em “live”, ou um som mais longo, como em “leave”. Outro erro comum que nós brasileiros cometemos é acrescentar o som do “i” ao final das palavras, como em “book” que acaba soando como “búqui”. A razão disso é que em português não costumamos terminar as palavras em sons de consoante.

O importante é continuar praticando, ouvindo e falando palavras novas para aumentar nosso vocabulário e, consequentemente, a nossa pronúncia.

Assista ao vídeo abaixo para aprender ainda mais:

https://www.youtube.com/watch?v=zdRY0x2x6PQ