O estudo da gramática é muito importante para o domínio de uma língua. Alguns temas são especialmente complexos, como é o caso da voz passiva (em inglês, “passive voice”).
Mas se focarmos em entender situações do dia a dia, veremos que a Voz Passiva é bem mais usada do que imaginamos e tudo fará mais sentido e ficará mais fácil.
A voz passiva poderá ser usada quando:
1. Quando não sabemos quem realizou a ação, como quando um crime foi cometido e ainda está sendo investigado:
The suspect was convicted for murder. – O suspeito foi condenado por assassinato.
A Laptop was stolen from the classroom. – Um laptop foi roubado da sala de aula.
(Não sabemos quem roubou o laptop e se o suspeito foi de fato quem cometeu o assassinato e por esta razão usamos o Passive Voice.)
2. Quando a pessoa que realizou a ação é sem importância para a conversa e por isso não precisa ser mencionada. Por exemplo, quando vamos falar de uma loja que vai ser inaugurada ou de um novo prédio que está sendo construído:
– A new store was built across the street. (by bricklayers and engineers) – Uma nova loja foi construída do outro lado da rua. ( por pedreiros e engenheiros fica implícito na frase)
– Bill Clinton was elected president in 1993. (by the country ‘s population) – Bill Clinton foi eleito presidente em 1993. ( pela população do país fica implícito na frase).
3. Quando o sujeito da frase é “people in general”- pessoas em geral, como na frase “o inglês é falado no mundo inteiro”, em que fica implícito que estamos falando de pessoas de um modo geral:
– English is spoken (by people in general), all over the world – O inglês é falado (por pessoas em geral) , em todo o mundo.
– Rico’s is considered (by people in general), the city’ s best Italian restaurant. – Rico é considerado (pelas pessoas em geral), o melhor restaurante italiano da cidade.
4. Quando queremos enfatizar mais o resultado do que quem fez a ação. Sim, algumas vezes até mencionamos quem fez a ação (por ser interessante ou importante), mas ainda assim mantemos o foco no resultado da ação através da voz passiva. Por exemplo:
– The results have been delivered – Os resultados foram entregues
– The Taj Mahal was built by emperor Shah Jahan in memory of his wife. – O Taj Mahal foi construído pelo imperador Shah Jahan em memória a sua esposa. (É sobre o Taj Mahal que estamos falando aqui, então mantemos a atenção nele.)
– My mother is being treated by one of the best doctors in the country. – Minha mãe está sendo tratada por um dos melhores médicos do país. ( A pessoa mais importante desta sentença é “minha mãe”, não o médico.)
ESTRUTURA DA FRASE:
O primeiro passo para entender a construção da voz passiva é identificar sujeito, verbo e objeto gramatical. Em inglês, SEMPRE temos um sujeito antes do verbo. Diferentemente do português, em que todos os pronomes têm uma conjugação verbal especial, no inglês mudamos o verbo apenas na terceira pessoa do singular (he, she, it), ou seja, se não há sujeito, não sabemos quem realizou a ação. O verbo, por sua vez, indica uma ação. E depois do verbo, podemos ter ou não um objeto, aquele que recebe a ação do sujeito.
Veja a frase abaixo:
The teacher explains the grammar. ( Voz ATIVA)
O SUJEITO: “the teacher”
O VERBO: “explains”
O OBJETO: “the grammar”.
Para transformar esta frase em voz passiva, precisamos inverter a ordem da seguinte maneira:
OBJETO + VERBO “TO BE” + PARTICÍPIO DO VERBO PRINCIPAL + BY + SUJEITO.
O verbo “TO BE” precisa estar de acordo com o tempo verbal da frase original, ou seja, no presente: am, is ou are; no passado: was ou were; e assim por diante.
O particípio é o verbo regular terminando em D, ED ou IED ou o verbo irregular na terceira coluna.
Portanto, nossa frase ficará da seguinte forma:
The teacher explains the grammar. – Voz Ativa
The grammar is explained by the teacher. – Voz Passiva
Não se desespere se de cara não entender a estrutura, praticar é essencial para compreender conceitos gramaticais e conseguir utilizá-los de forma prática.
O uso de estruturas mais complexas facilitará sua comunicação demonstrará familiaridade com a língua e riqueza de vocabulário, permitindo que você se destaque entre os demais e tenha êxito na solução de desafios do dia a dia.
Keep practicing… You’ve got this!!