NÃO SABER NADA SOBRE A EMPRESA:

Não saber responder “O que você sabe sobre nossa empresa?” Pode ser simplesmente o fim de suas pretensões naquele lugar. Conhecer informações básicas como história da empresa, ramo de atuação, objetivos e valores, é coisa muito simples, está disponível na internet.

Vá para a entrevista com uma lista de 4 ou 5 excelentes perguntas que mostre que você conhece a empresa e sua área de atuação.2

 

SER MUITO VAGO OU FALAR EXCESSIVAMENTE A RESPEITO DE SEUS FEITOS:

O correto é responder a pergunta do recrutador com objetividade. Falar demais torn

a a entrevista cansativa. Ser monossilábico também atrapalha.

É preciso esclarecer como você lida com situações do dia a dia e os resultados alcançados nas experiências profissionais anteriores ou atual quando o entrevistador fizer perguntas como: O que exatamente você fazia em suas últimas funções? Quais foram suas conquistas? O que criou?

Responda usando verbos como: “facilitar”, “implementar”, “desenvolver” para demonstrar o valor que trará a empresa.

Dê respostas curtas, objetivas, sem floreados, máximo de 1 minuto para cada uma, sempre focando nas perguntas feitas.

 

USAR ROUPAS INADEQUADAS:

Todos sabem que não é correto ir de jeans à uma entrevista em um banco de investimentos, mas nem sempre vestir-se de forma inapropriada significa vestir-se casual.

É claro que suas roupas devem estar bem limpas e passadas, mas não é só isso. Preste atenção na cultura da empresa, em quem trabalha lá e que tipo de roupas são aceitas naquele local.

Ir mal vestido é um dos grandes erros mais cometidos em entrevistas de emprego.

 

ATENDER O CELULAR OU ENVIAR MENSAGENS:

Acredite se quiser, esse é um dos erros mais comuns!

Atender o celular ou enviar mensagens no meio de uma entrevista pode ser considerado um insulto ao entrevistador.

Irá parecer que você não está interessado no trabalho e provavelmente não será chamado para uma segunda fase.

Por favor, desligue o celular durante a entrevista!

 

FALAR MAL DO ANTIGO EMPREGADOR E COLEGAS DE TRABALHO: 

A maioria das empresas querem contratar alguém que tenha habilidade de se relacionar bem e que saiba trabalhar em equipe.  Mesmo que seu trabalho anterior não tenha sido bom, passe o tempo de sua entrevista falando sobre como contribuiu na antiga empresa e as habilidades e conhecimento que ganhou com a experiência. Não perca tempo criticando ex colegas. Falar mal leva o recrutador a pensar duas vezes antes de contratar você. Também não minta, caso seja perguntado o motivo de saída da empresa.

 

MENTIR NA ENTREVISTA:
O recrutador é minucioso ao checar o histórico profissional do candidato. Qualquer divergência é motivo para investigar a vida do candidato. Muitas vezes ele cai em contradição, o que acaba fazendo com que perca a oportunidade de trabalho.

 

CHEGAR ATRASADO:
Não chegue na entrevista após o horário combinado. O gestor da área ou recrutador disponibilizou um horário para você. Chegue com antecedência, pois o atraso desqualifica o profissional.