Para comprovar o domínio do inglês e mostrar que o aluno está apto ao ensino superior fora do Brasil, as provas de proficiência mais utilizadas são o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o International English Language Testing System (IELTS). As duas provas  testam listening (compreensão auditiva), reading (leitura), writing (escrita) e speaking (oral).

TOEFL

TOEFL é administrado pelo ETS (Educational Testing Service) e é composto por cinco modalidades diferentes: O TOEFL Primary e  TOEFL Junior (voltados para o público infantil), o TOEFL IBT, TOEFL PBT e TOEFL ITP (voltados ao público jovem e adulto).

O  TOEFL iBT –Interned Based Test é realizado via internet. A duração da prova é de aproximadamente 4 horas, e por sua maior complexidade costuma ser a mais solicitada por universidades estrangeiras tanto para cursos de curta quanto de longa duração. Apesar de ser um prova online, o candidato precisa realiza-la em um centro aplicador, não é possível fazer o exame de casa.

Não existe passar ou reprovar na prova. A instituição de ensino é que estabelece a pontuação mínima para que um aluno seja admitido. No caso do TOEFL IBT, são 120 pontos possíveis, divididos em quatro seções com valor igual, de 30. Como o teste funciona como pré-requisito, é necessário atingir uma pontuação mínima para ser considerado no processo de application.

Há universidades que exigem níveis diferentes na graduação e na pós-graduação. Outras, além da nota total mínima, têm requisitos de acordo com a seção. A depender do nível de exigência do curso, podem exigir, por exemplo, que o candidato tenha mais de 22 pontos no writing. Para verificar os critérios, acesse a página de admissions de cada instituição.

O TOEFL PBT – Paper Based Test é uma versão de papel do exame que não é mais oferecida pela ETS na maioria dos países, incluindo o Brasil. É aplicado somente em cerca de 20 países onde o acesso à internet é restrito. Muitos candidatos brasileiros se confundem pelo fato de faculdades internacionais solicitarem essa modalidade. Isso acontece porque essas universidades aceitam alunos de todas as partes do mundo e para alguns alunos internacionais, a modalidade PBT é a única opção.

TOEFL ITP – Institutional Testing Program é normalmente aplicado por escolas de idiomas como exame de conclusão. Pode também ser solicitado por universidades estrangeiras, principalmente para cursos de curta duração. É importante entender que o TOEFL ITP não inclui todas as seções existentes no IBT e por isso não o substitui.

Qual modalidade do TOEFL escolher?

Todas as modalidades do exame são aceitas internacionalmente, mas para finalidades diferentes. Não existe uma regra, a instituição é quem vai determinar qual exame será aceito e por isso, antes de fazer qualquer uma delas é muito importante ter certeza qual é solicitada pela instituição desejada.

No entanto o TOEFL IBT é muito aceito, principalmente para cursos completos no exterior, como bacharelado e MBA.

IELTS

IELTS foi criado pela Universidade de Cambridge e é administrado pelo British Council. Diferente do TOEFL, não tem prazo de validade. Mas atenção,  geralmente as universidades exigem exames realizados há menos de dois anos. Não é possível “reprovar” no IELTS: a pontuação vai de 0 a 9 pontos. O resultado estará disponível para consulta no site depois de 13 dias corridos, e o documento oficial será enviado por correio na mesma data. A prova é dividida em dois módulos, um chamado de Academic Module – voltado a candidatos de graduação e pós-graduação; e outro que é  o General Training Module – voltado a profissionais.

O IELTS General Training se concentra nas habilidades básicas de sobrevivência em contextos sociais e de trabalho. É indicado para aqueles que estão indo para países de língua Inglesa realizar o ensino médio, experiência de trabalho ou programas de formação.A maioria dos processos imigratório para a Austrália, Canadá UK e Nova Zelândia exigem este teste.

O IELTS Academic  é para aqueles que querem estudar ou realizar treinamento em uma universidade de língua Inglesa ou instituições de ensino superior educação continuada. A admissão para a graduação e pós-graduação é baseada nos resultados do teste Academic.

Independente do tipo do IELTS, todos realizam o mesmo teste de Listening e Speaking. Os Testes de Reading e Writing possuem diferentes conteúdos entre IELTS Academic e General Training.

ListeningReading e Writing são realizados todos em um mesmo dia, sem intervalos entre eles. Normalmente nesta ordem. Ao Speaking será realizado após o intervalo, mas no mesmo dia da realização das outras três etapas ou até sete dias antes ou depois disso. Isso dependerá do centro o qual irá oferecer o teste.

QUANDO ESCOLHER O IELTS COMO EXAME DE PROFICIÊNCIA ?

Você deve escolher pelo IELTS se a faculdade em que está ingressando solicitar e dar preferência a ele. Normalmente, quando a universidade dá preferência ao IELTS, a nota requerida de outro exame como o TOEFL é muito mais alta se comparada à nota pedida pelo IELTS.

Se as notas forem equivalentes, você pode escolher entre os dois. Neste caso, o IELTS é mais indicado se você já tiver prestado algum outro exame de Cambridge como FCE, CAE ou CPE ou se o seu background de inglês foi bastante acadêmico e você teve oportunidade de estudar muita gramática. Se, por outro lado, você aprendeu inglês viajando ou não teve a oportunidade de estudar tanta gramática, o IELTS não é o mais recomendado.

O tempo de preparação para a prova irá depender da nota que você está precisando. Se precisar de 6,5 que é uma nota bem comum, no mínimo 40 horas, considerando que o seu nível for até intermediário avançado. Se tiver nível avançado, normalmente 20 horas seriam suficientes.

O teste é feito em papel, você deverá escrever a lápis nas seções de Listening e Reading, porém no Writing pode ser tanto caneta ou lápis. O estudante só pode levar para a sala da prova lápis, caneta, apontador, borracha e um documento de identificação (o usado no momento da inscrição). Não é permitido entrar com celular nem mochila, mas poderá deixá-los em um guarda-volumes.

As inscrições são feitas no site do IELTS Brazil. Faça a inscrição no mínimo cinco semanas antes da data pretendida, elas estão disponíveis praticamente todo os meses do ano. A prova é oferecida em 9 locais diferentes, como São Paulo, Rio de Janeiro,  Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre e Recife.

Em nosso GUIA COMO ESTUDAR FORA DO BRASIL, falamos um pouco mais sobre as vantagens e em quais países cada um dos exames é mais solicitado. Acesse gratuitamente por aqui.